Os Programas de Capacitação da Rede de Laboratórios de Produtividade de Software oferecem capacitação e treinamentos gratuitos para alunos de graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, ou áreas afins.
O modelo proposto para os programas de capacitação foi definido com base em uma metodologia de ensino baseada em PBL (Problem Based Learning), para ensinar a desenvolver/testar software em um ambiente onde os alunos estarão imersos na prática de projetos reais, provocando uma mudança de postura do aluno através do trabalho em equipe e interação entre todos os envolvidos.
Os projetos serão demandados pelos clientes e executados pelos alunos do Laboratório de Produtividade de Software. Para cada projeto a ser executado, é definido, um ou mais, módulos de aprendizagem (MA) específicos. Cada módulo está associado a um processo, um conjunto de ferramentas, técnicas, e treinamentos específicos para a aprendizagem do aluno proposta na definição do módulo. Além disso, cada módulo apresenta uma versão, um contexto e um nível de maturidade, podendo evoluir de acordo com essas características, de acordo com os exemplos a seguir:
Versão: evolução no tempo. Ex: MA 1.0, MA 2.0, MA 3.0 Contexto: relacionado ao tipo de aplicação. Ex: Desktop/ Web/ Celular Nível de maturidade: maturidade da organização em relaçãoa ferramentas e técnicas associadas. Ex: Básico / Intermediário / AvançadoOs módulos possibilitam o acompanhamento e a evolução do aprendizado do aluno durante a execução das atividades dos projetos. Em paralelo às atividades do projeto, os alunos recebem os treinamentos necessários à execução das atividades.
Os treinamentos são ministrados pelos colaboradores especialistas da Rede de Laboratórios de Produtividade de Software e realizados nas instalações do CIn/UFPE.