Introdução
O objetivo dessa atividade é evoluir
especificações de linhas de produto de acordo com um conjunto de
cenários de mudança. O domínio de aplicação permite gerenciar situações de risco envolvendo acidentes de carro- esse mesmo domínio foi trabalhado na
atividade do dia 08/06. Para cada solicitação de mudança, o aluno deve:
- Identificar o impacto da mudança na especificação da linha de produtos
- atualizar as especificações dos cenários
- atualizar os modelos de configuração (caso a técnica seja MSVCM)
É importante destacar que o impacto das mudanças varia. Ou seja, algumas solicitações de mudança exigem apenas a inclusão de um novo cenário nas especificações base. Por outro lado, algumas solicitações de mudança requerem a alteração de passos existentes nas especificações fornecidas. A motivação para cada uma das mudanças também difere: algumas correspondem a um melhor detalhamento dos requisitos; enquanto outras, em um outro extremo, são motivadas por evoluções no domínio (implicando em incrementos no modelo de features). Lembrar que cenários ou passos opcionais precisam ser anotados com os nomes das features na abordagem PLUSS. Diferentemente, na abordagem MSVCM o artefato de modelo de configurações é usado para relacionar expressões de features com as atividades de seleção de cenários, avaliação de advice ou resolução de parâmetros.
Essas especificações foram baseadas em: "Crisis Management Systems - A Case Study for Aspect-Oriented Modeling", Jorg Kienzle, Nicolas Guelfi and Sadaf Mustafiz. Maiores detalhes, acessar:
http://www.cs.mcgill.ca/~joerg/taosd/TAOSD/TAOSD.html
Feature Model
Conforme discutido anteriormente, o modelo de features é impactado com as solicitações de mudança trabalhadas nessa atividade. Por outro lado, os alunos não precisam alterar o modelo de features. O resultado dessas alterações já foi refletido tanto no modelo de features da figura abaixo quanto na configuração do sistema.
Fluxo de trabalho
Cada aluno pode seguir o procedimento que considerar mais adequado para concluir essa atividade. Por outro lado, apresentamos a seguir um fluxo de trabalho que pode ser útil para minimizar a quantidade de erros e esforço.
Observação: Fazer login no
sistema e acessar o projeto antes de iniciar as atividades de análise das solicitações de mudança. Fundamental checar que o projeto já descreve uma das especificações de referência (ou PLUSS ou MSVCM). Após atualizar as especificações, lembrar de fazer o logout.
Como estão sendo disponibilizadas especificações de referência para ambas as técnicas, nessa atividade a monitoria *não vai discutir possíveis soluções de
design *. Apenas dúvidas sobre as solicitações de mudança ou uso da ferramenta serão esclarecidas.
Distribuição das técnica para os alunos
As listagens abaixo apresentam qual técnica cada aluno deve seguir nessa atividade.
Importante, para essa atividade, cada aluno deve atualizar as especificações em apenas uma técnica.
Os seguintes alunos devem fazer as especificações em PLUSS
- kabbellytta
- pvcv
- adautofilho
- igorwc
- lopb
- fsf2
- mgn
- blbs
- tan2
- mcts
- cdql
- arss
Esses alunos devem usar a
especificação base em PLUSS
Os seguintes alunos devem fazer as especificações em MSVCM
- lais.neves
- efsb
- rcaa2
- lma4
- jpsj2
- rodrigofir
- eslio
- asmb3
- sss6
- dkallc
- antonio.severien
- macfx
Esses alunos devem usar a
especificação base em MSVCM
--
RodrigoBonifacio - 15 Jun 2009