Dados Institucionais
Antecedentes
A UPE tem sua origem na Fundação do Ensino Superior de Pernambuco - FESP, que em 1965 foi designada como órgão mantenedor das Faculdades pertencentes ao Governo do Estado de Pernambuco. A nova Universidade foi reconhecida pela portaria nº 964, de 12 de junho de 1991, do Ministério da Educação. A Escola Politécnica é uma das primeiras escolas de Engenharia do Nordeste e a mais antiga das unidades que integram a UPE. Em março de 2002, a Escola Politécnica comemorou 90 anos de existência. O Departamento de Sistemas Computacionais (DSC) teve seu início em fevereiro de 2000. Seu corpo docente é formado por 10 professores, sendo 7 efetivos e 3 prestadores de serviço. Dos 7 efetivos, cinco são doutores e dois doutorandos. Dentre as áreas de interesse dos professores estão: Engenharia de Software, Linguagens de Programação, Computação Inteligente e Processamento de Imagem.
Infra-estrutura fisica
falar o numero de maquinas a serem alocadas pro projeto.
O Departamento de Sistemas Computacionais utiliza o conjunto de Laboratórios de Informática da Escola Politécnica para as suas atividades de ensino. São 5 laboratórios como aproximadamente 100 computadores com sistema operacional Windows. Além destes, o Departamento de Sistemas Computacionais conta um laboratório exclusivo para a realização de pesquisa com 25 computadores de uso exclusivo de professores e alunos de Iniciação Científica. O Departamento de Sistemas Computacionais está ligado à Internet através de uma conexão com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) por um link de 2Mbps.
P&D
O DSC-Poli-UPE atua em pesquisas na seguintes áreas: Engenharia de Software e Linguagens de Programação, Inteligência Computacional, Processamento de Imagens e Engenharia de Requisitos. O DSC-Poli-UPE tem aprovado e executado projeto com financiamento do CNPq em Ciência da Computação. Além disso, o DSC-Poli-UPE têm mantido cooperação científica com várias instituições com destaque para o CIn-UFPE, CETEC-UFF, Universidade de Chalmers (Suécia) e Universidade de Pittsburgh (Estados Unidos).
Formacao de recursos humanos
lembrar das classificasções da capes
A Universidade de Pernambuco conta com 850 professores e 13.500 estudantes de graduação, 1.100 estudantes do ensino fundamental e médio; e o quadro técnicoadministrativo de 2.300 funcionários. A cada ano, 2.470 novos alunos ingressam nos 23 cursos de graduação oferecidos pela UPE. A Pós-Graduação oferece 33
cursos de especialização e ainda cursos de Mestrado.
O Departamento de Sistemas Computacionais oferece o curso de graduação em Engenharia da Computação com
80 vagas anuais distribuídas em duas entradas. O curso possui aproximadamente 300 alunos matriculados dos quais 10% desenvolve atividade de Iniciação Científica. A primeira turma de Engenharia da Computação concluirá o curso no final de 2004.
Producao cientifica e tecnologica
informar os resultados mais importantes
Apesar de ser um departamento novo, o Departamento de Sistemas Computacionais já tem publicações em eventos e periódicos internacionais. No primeiro semestre deste ano, já conta com aproximadamente 18 artigos publicados. Dentre os temas de interesse de seus professores estão Programação Orientada a Aspectos e Refactoring.
Extensão
O DSC-UPE realiza várias atividades de extensão tais como evento científico anual, suporte a grupos de alunos que realizam estudos sobre diversas tecnologias, além de participar de atividades de extensão da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, propondo cursos, mini-cursos, palestras em eventos da Escola, de modo a colaborar para a atualização tecnológica de alunos e profissionais da área de informática do estado.

Copyright © 2008-2025 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki?
Send feedback